Trabalhos Exploraram Momentos Diferentes da Arte
Vamos iniciar as publicações no nosso blog. Mas para este início vamos retomar o ano de 2015. A professora Clarice Leal desenvolveu várias atividades com seus alunos. Os trabalhos exploraram momentos diferentes da arte...
Veja como foi:
Releitura Viva
Veja como foi:
Releitura Viva
Trabalhamos a mudança da arte no decorrer da história, onde podemos observar a ressignificação e a intenção do artista através do tempo e do surgimento de novos movimentos artísticos.
Vimos as alterações entre os movimentos:
- Renascimento;
- Neoclassicismo;
- Romantismo;
- Realismo;
- Pós-Impressionismo.
A proposta foi dividir a sala em grupos, cada grupo teria que pesquisar sobre um movimento artístico e escolher uma obra, para criar uma "releitura viva".
Proposta realizada com os alunos dos 1º. anos do Ensino Médio - A,B e C.
Grafite - "Quando penso na escola, penso em..."
O grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Surgiu quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas.
Atividade de arte realizada com os 1º anos do E.M - A, B, e C e a temática proposta para a realização do grafite foi: "Quando penso na escola, penso em..."
Além de aprenderem na prática o conteúdo do grafite, foi trabalhado a questão da conscientização sobre a conservação do patrimônio escolar.
Redução da Maioridade Penal
A professora de português da 8ª. série propôs uma atividade aos alunos, onde deveriam defender suas opiniões em forma de debate com a sala.
Para isso, eles deveriam estudar sobre o assunto e trabalhar a argumentação. O tema do debate foi - REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL -. Após a atividade de debate, realizei na disciplina de arte o trabalho com a charge, que tem como uma de suas características a ironia sobre temas atuais da sociedade.
Sendo assim, como houve o estudo para a argumentação do debate, o tema da charge permaneceu - REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL -, onde os mesmos deveriam expor suas opiniões.
Atividade de arte realizada com os alunos das 8ªs. séries A, B, C e D.
A arte contemporânea
A arte contemporânea é construída não mais necessariamente com o novo e o original, como ocorria no Modernismo e nos movimentos vanguardistas. Ela se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos institucionais que o limitem, portanto pode exercer seu trabalho sem se preocupar em imprimir nas suas obras um determinado cunho religioso ou político.
Os artistas passam a questionar a própria linguagem artística, a imagem em si, a qual subitamente dominou o dia-a-dia do mundo contemporâneo.
Ela realiza um mix de vários estilos, diversas escolas e técnicas. Não há uma mera contraposição entre a arte figurativa e a abstrata, pois dentro de cada uma destas categorias há inúmeras variantes.
Os artistas nunca tiveram tanta liberdade criadora, tão variados recursos materiais em suas mãos. As possibilidades e os caminhos são múltiplos, as inquietações mais profundas, o que permite à Arte Contemporânea ampliar seu espectro de atuação, pois ela não trabalha apenas com objetos concretos, mas principalmente com conceitos e atitudes.
Apreciamos obras do artista Vik Muniz, que utiliza produtos alimentícios entre outros materiais não convencionais para a confecção de sua arte.
Trabalhos realizados pelos alunos das 8º séries A, B, C e D.
A proposta foi criar obras, utilizando materiais alternativos, como grãos de arroz, feijão, macarrão, açúcar, café, entre outros materiais.
Preparando a Festa Junina
Os alunos do 6º Ano B, contribuíram para a decoração da Festa Junina do Vianello. Alguns dos cartazes confeccionados na aula de arte.
Diferença entre 2D e 3D
Trabalhamos a diferença entre a bidimensionalidade e a tridimensionalidade. Como os alunos desenvolvem grande parte de seus trabalhos desde o início de sua vida escolar em suporte bidimensional, trabalhei a questão da estrutura tridimensional, onde a execução é diferente.
O material utilizado foi a argila, e a proposta foi a montagem de uma estrutura similar ao corpo humano, com tronco, cabeça e pernas.
Trabalhos realizados pelos alunos do 6º ano A.
Comentários
Postar um comentário