Oficina de Arte Moderna: As Vanguardas e Modernismo

Uma oficina para falar de arte moderna através da vanguardas e modernismo...



A Profa. Pérola Lacerda (Língua Portuguesa) realizou uma oficina de Arte Moderna:  As Vanguardas e o Modernismo.

No agitado cenário europeu do começo do século XX, a arte se renovou em diferentes movimentos. Em comum, todos pretendiam criar referências estéticas mais adequadas ao dinamismo dos novos tempos. 

Nas três primeiras décadas do século XX, o cenário artístico europeu viveu um momento de grande agitação. Diferentes movimentos artísticos, denominados vanguardas, surgiram para estabelecer novas referências para a pintura, a música, a escultura e a literatura.  

Neste projeto, a ideia inicial foi apresentar aos alunos um pouco mais da arte moderna e de que modo as vanguardas se relacionam com o contexto histórico do início do século XX e como influenciaram alguns artistas e períodos modernistas.                                                       

Desta forma, o objetivo foi promover o trabalho em grupo, ampliar o conhecimento de mundo dos alunos incentivando a pesquisa, conhecer as principais vanguardas europeias que impulsionaram a estética modernista e a Semana de 22, relacionar a literatura com outras expressões artísticas como as artes plásticas, música e cinema, conhecer mais sobre as vanguardas para compreender como as características de cada uma delas estão presentes na literatura modernista do Brasil, movimento este que os alunos estão estudando no momento, estimular a expressão e interpretação da subjetividade humana através do contato com diferentes criações artísticas e a criatividade através da criação de releitura de obras artísticas diversas das vanguardas europeias. 


  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Insegurança na Adolescência

Finalizando o Primeiro Semestre