Seminário "SÍNDROMES"

"Diversas doenças são causadas por problemas na divisão celular que levam a variações no número ou estrutura dos cromossomos.  Essa desordem genética constitui-se as Síndromes."

Eliane de Souza Evangelista - Profa. de Biologia



A professora Eliane de Souza Evangelista, professora de Biologia do 2º B – Ensino Médio, realizou um trabalho de pesquisa sobre Genética, criando o Seminário “Síndromes”.
Os trabalhos apresentados foram:

SÍNDROME DE TURNER - um distúrbio genético de origem ainda desconhecida, sem qualquer afinidade hereditária, é condicionado por uma anomalia numérica relacionada ao cromossomo sexual, caracterizada pela deleção de um cromossomo X.

SÍNDROME DE KLINEFELTER - trata-se de uma anomalia (Aneuploidia), uma mutação cromossômica numérica, há acréscimo de um cromossomo sexual no conjunto diploide de um indivíduo.

SÍNDROME DE DOWN -  A Trissomia do Cromossomo 21, por causa do excesso de material genético do cromossomo 21, que ao invés de apresentar dois cromossomos 21 o portador desta síndrome, possui três.

Após as apresentações a professora disse que se emocionou ao ver os alunos esbanjando conhecimento sobre o assunto e falando sobre inclusão ... não no mundo, não lá fora!  ...mas aqui dentro da escola!




Vejam dois depoimentos de alunos:

"Devemos fazer tudo que está em nossas mãos para que as pessoas com deficiência construam uma identidade não baseada na deficiência, mas sim em suas possibilidades..."
 
"Nosso desafio consiste em reconhecer e respeitar o tempo de crescimento e em saber aceitar uma condição de adulto no lugar de uma eterna criança."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Insegurança na Adolescência

Oficina de Arte Moderna: As Vanguardas e Modernismo

Finalizando o Primeiro Semestre